Árvores: verdadeiras fábricas de saúdeSem elas, a vida nas cidades seria praticamente impossível. No entanto, passamos diariamente por uma porção de árvores sem nos dar conta de sua importância para o nosso bem estar. Que tal aproveitar o Dia da Árvore para refletir e mudar a sua atitude com relação a essas preciosidades da natureza?
Você já deve ter ouvido por aí que as árvores são fundamentais para a garantia da vida no planeta e esta é a mais pura verdade, mas você faz ideia do por quê? Essas plantinhas ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades - onde, atualmente, vive a maior parte da população mundial -, tanto que foram carinhosamente apelidadas de "fábricas de saúde" por Ricardo Cardim, biólogo, ambientalista e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo.
Entre os benefícios que elas trazem para a vida de todos os seres vivos - além, claro, de deixar a paisagem dos ambientes urbanos muito mais bonita e colorida, alegrando nossos dias -, estão:
- a produção de oxigênio, que é vital para a nossa sobrevivência;
- a filtragem da poluição do ar;
- a absorção de até 70% da água da chuva, reduzindo o risco de enchentes;
- o aumento da umidade do ar;
- a garantia de sombra e, também, de abrigo para os passarinhos, que, sem as árvores, acabam indo embora das cidades e
- a redução da temperatura, deixando os ambientes mais fresquinhos. "Por exemplo, um bairro com poucas árvores, como o centro, pode ser até 12ºC mais quente do que um arborizado", conta Ricardo. Você sabia que as árvores podem influenciar tanto assim a temperatura dos lugares que frequentamos todos os dias?
As vantagens dessas plantinhas não param por aí: sem elas, o ambiente da nossa própria casa ou apartamento seria bem menos agradável. Sabe por quê? "As árvores funcionam como esponjas que absorvem o barulho, a iluminação e a poeira que vêm das ruas, impedindo que tudo isso entre no nosso lar", explica Ricardo.
QUANTO MAIS VERDE, MELHOR: Não importa o tipo ou o tamanho: todas as árvores são importantes para o planeta, mas quanto maior é a plantinha mais benefícios ela trará para o ambiente em que está localizada. Além disso, quanto mais árvores forem plantadas em uma região, melhor. Por isso, preservar as florestas é tão importante.
No entanto, não podemos nos esquecer das plantinhas que estão, em menor quantidade, nas cidades - seja no seu quintal, na rua de casa ou na escola. "Quando aprendemos no colégio sobre meio ambiente, temos a sensação de que é algo que está distante de nós, lá na Floresta Amazônia, por exemplo. Isso não é verdade. A natureza está perto e uma ótima maneira de ajudar a preservá-la é cuidar das árvores que estão próximas de nós", destaca Ricardo.
Oriente seus pais, familiares, professores e vizinhos a não podar ou cortar árvores sem a autorização do governo e toda vez que você vir algum adulto fazendo isso, de forma ilegal, denuncie para a subprefeitura do seu bairro (saiba mais em: ).
Além disso, plantar árvores no seu quintal ou escola é bacana, desde que você se informe antes. "O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade e, no entanto, a maioria do verde que vemos nas ruas é estrangeiro (ou seja, composto por espécies chamadas de ). É importante plantarmos árvores nativas, que pertençam ao bioma em que vivemos", explica Ricardo.
Para aqueles que moram na Mata Atlântica - em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Pernambuco -, por exemplo, o biólogo recomenda o plantio das seguintes espécies frutíferas: Cambuci, Pitanga, Cabeludinha, Uvaia e Araça. "E para aqueles que têm mais espaço, árvores de grande porte como a Copaíba, a Canela e a Peroba também são boas opções", sugere. (Para saber quais são as melhores árvores para plantar em cada bioma brasileiro, leia: )
Hoje, comemora-se no Brasil o Dia da Árvore. Que tal aproveitar a data para começar a colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre essa plantinha?
Plante uma muda no Dia da ÁrvoreEm 21 de setembro, os brasileiros comemoram o Dia da Árvore. Para celebrar a data, que tal mostrar que você se preocupa com a natureza e plantar uma muda? Essa é a proposta da campanha Bilhões de Árvores, da ONU.
As árvores são fundamentais para garantir a sobrevivência da biodiversidadeno planeta. Além de proporcionar abrigo para uma porção de espécies da fauna e flora, elas fornecem alimentação, medicamentos, combustível e bens para os seres humanos e, ainda, são grandes responsáveis pela garantia do ar puro, água potável, solo fértil e clima estável no planeta.
Definitivamente, as árvores merecem uma data para celebrar a sua existência, principalmente porque, nos outros dias do ano, o homem não anda respeitando a biodiversidade do planeta. Mas, de nada adianta a efeméride, se a data passar em branco, certo?
Um jeito de comemorá-la, de verdade, é participar da campanha Bilhões de Árvores (Plant for the Planet, em inglês), do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A iniciativa convida pessoas de todo o mundo – além de escolas, empresas, ONGs e governos – a preencher, online, uma , prometendo plantar determinada quantidade de árvores na região onde moram.
Até agora, mais de 10 bilhões de mudas foram plantadas e registradas, em 170 países diferentes, mas a ONU não está satisfeita. Em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade, comemorado em 2010, a entidade desafiou a todos nós com uma grande meta: plantar, em todo o mundo, 12 bilhões de árvores até o final do ano. Que tal ajudar a bater esse recorde e convidar seus amigos, pais e professores a fazer o mesmo?
Vamos plantar uma árvore?
1º passo
Escolha da muda
Antes de plantar sua muda, é importante saber qual o melhor local para ela, já que algumas espécies precisam de sol outras de sombra, algumas de umidade e outras de um solo árido. Escolha uma mudinha e veja qual seu habitat favorito.
2º passo
Local
Para começar, precisamos escolher um lugar seguro para sua árvore crescer muito bem, com espaço para sua copa, longe de casas e fiação elétrica. Jardins, parques e praças são lugares perfeitos. Nesses lugares, o solo é mais rico em nutrientes.
3º passo
Fazendo o buraco
Vamos fazer um buraco de mais ou menos meio metro de profundidade. Se formos plantar mais de uma árvore, temos que dar uma distância de no mínimo três metros entre elas, certo? Assim sua copa terá bastante espaço para crescer.
4º passo
Plantio
Toda muda vem dentro de um saco plástico, vamos retirá-lo com cuidado para não desmanchar o torrão. Colocamos a muda no buraco e vamos cobrir de terra até a superfície. A muda precisa estar no nível do chão e bem retinha. Não podemos cobrir seu caule, tudo bem?
5º passo
Vala para água
Em volta da muda, vamos fazer uma vala em círculo. Esta vala vai ajudar a muda a captar água da chuva. Vamos agora regar bastante, mas não encharcá-la!
6º passo
Cuidados
Se sua muda estiver um pouco tombada, vale colocar uma estaca de madeira ao seu lado e amarrá-la com linha ou barbante, assim ela tem um apoio para crescer bem. Quando o tempo estiver seco, vamos regá-la a cada quatro dias, certo?
7º passo
Prontinho!
Nossa muda está pronta para crescer e se tornar uma linda árvore. Nossa amiga para o pic do pega-a-pega, para o esconderijo do esconde-esconde ou para um cochilo no meio da tarde. Boa plantação, pessoal!
Atividade ''Vamos plantar uma árvore?''desenvolvida e cedida pela Casinha na Árvore
Ilustração: Casinha na ÁrvoreCréditos: Planeta Sustentável: Meu Planetinha Planeta Sustentável: Quanto mais verde melhor Uol Crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário