Árvores: verdadeiras fábricas de saúdeSem elas, a vida nas cidades seria praticamente impossível. No entanto, passamos diariamente por uma porção de árvores sem nos dar conta de sua importância para o nosso bem estar. Que tal aproveitar o Dia da Árvore para refletir e mudar a sua atitude com relação a essas preciosidades da natureza?
Você já deve ter ouvido por aí que as árvores são fundamentais para a garantia da vida no planeta e esta é a mais pura verdade, mas você faz ideia do por quê? Essas plantinhas ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades - onde, atualmente, vive a maior parte da população mundial -, tanto que foram carinhosamente apelidadas de "fábricas de saúde" por Ricardo Cardim, biólogo, ambientalista e fundador da Associação Amigos das Árvores de São Paulo.
Entre os benefícios que elas trazem para a vida de todos os seres vivos - além, claro, de deixar a paisagem dos ambientes urbanos muito mais bonita e colorida, alegrando nossos dias -, estão:
- a produção de oxigênio, que é vital para a nossa sobrevivência;
- a filtragem da poluição do ar;
- a absorção de até 70% da água da chuva, reduzindo o risco de enchentes;
- o aumento da umidade do ar;
- a garantia de sombra e, também, de abrigo para os passarinhos, que, sem as árvores, acabam indo embora das cidades e
- a redução da temperatura, deixando os ambientes mais fresquinhos. "Por exemplo, um bairro com poucas árvores, como o centro, pode ser até 12ºC mais quente do que um arborizado", conta Ricardo. Você sabia que as árvores podem influenciar tanto assim a temperatura dos lugares que frequentamos todos os dias?
As vantagens dessas plantinhas não param por aí: sem elas, o ambiente da nossa própria casa ou apartamento seria bem menos agradável. Sabe por quê? "As árvores funcionam como esponjas que absorvem o barulho, a iluminação e a poeira que vêm das ruas, impedindo que tudo isso entre no nosso lar", explica Ricardo.
QUANTO MAIS VERDE, MELHOR: Não importa o tipo ou o tamanho: todas as árvores são importantes para o planeta, mas quanto maior é a plantinha mais benefícios ela trará para o ambiente em que está localizada. Além disso, quanto mais árvores forem plantadas em uma região, melhor. Por isso, preservar as florestas é tão importante.
No entanto, não podemos nos esquecer das plantinhas que estão, em menor quantidade, nas cidades - seja no seu quintal, na rua de casa ou na escola. "Quando aprendemos no colégio sobre meio ambiente, temos a sensação de que é algo que está distante de nós, lá na Floresta Amazônia, por exemplo. Isso não é verdade. A natureza está perto e uma ótima maneira de ajudar a preservá-la é cuidar das árvores que estão próximas de nós", destaca Ricardo.
Oriente seus pais, familiares, professores e vizinhos a não podar ou cortar árvores sem a autorização do governo e toda vez que você vir algum adulto fazendo isso, de forma ilegal, denuncie para a subprefeitura do seu bairro (saiba mais em: ).
Além disso, plantar árvores no seu quintal ou escola é bacana, desde que você se informe antes. "O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade e, no entanto, a maioria do verde que vemos nas ruas é estrangeiro (ou seja, composto por espécies chamadas de ). É importante plantarmos árvores nativas, que pertençam ao bioma em que vivemos", explica Ricardo.
Para aqueles que moram na Mata Atlântica - em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Pernambuco -, por exemplo, o biólogo recomenda o plantio das seguintes espécies frutíferas: Cambuci, Pitanga, Cabeludinha, Uvaia e Araça. "E para aqueles que têm mais espaço, árvores de grande porte como a Copaíba, a Canela e a Peroba também são boas opções", sugere. (Para saber quais são as melhores árvores para plantar em cada bioma brasileiro, leia: )
Hoje, comemora-se no Brasil o Dia da Árvore. Que tal aproveitar a data para começar a colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre essa plantinha?
Plante uma muda no Dia da ÁrvoreEm 21 de setembro, os brasileiros comemoram o Dia da Árvore. Para celebrar a data, que tal mostrar que você se preocupa com a natureza e plantar uma muda? Essa é a proposta da campanha Bilhões de Árvores, da ONU.
As árvores são fundamentais para garantir a sobrevivência da biodiversidadeno planeta. Além de proporcionar abrigo para uma porção de espécies da fauna e flora, elas fornecem alimentação, medicamentos, combustível e bens para os seres humanos e, ainda, são grandes responsáveis pela garantia do ar puro, água potável, solo fértil e clima estável no planeta.
Definitivamente, as árvores merecem uma data para celebrar a sua existência, principalmente porque, nos outros dias do ano, o homem não anda respeitando a biodiversidade do planeta. Mas, de nada adianta a efeméride, se a data passar em branco, certo?

Um jeito de comemorá-la, de verdade, é participar da campanha Bilhões de Árvores (Plant for the Planet, em inglês), do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A iniciativa convida pessoas de todo o mundo – além de escolas, empresas, ONGs e governos – a preencher, online, uma , prometendo plantar determinada quantidade de árvores na região onde moram.
Até agora, mais de 10 bilhões de mudas foram plantadas e registradas, em 170 países diferentes, mas a ONU não está satisfeita. Em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade, comemorado em 2010, a entidade desafiou a todos nós com uma grande meta: plantar, em todo o mundo, 12 bilhões de árvores até o final do ano. Que tal ajudar a bater esse recorde e convidar seus amigos, pais e professores a fazer o mesmo?
Vamos plantar uma árvore?
1º passo
Escolha da muda

Antes de plantar sua muda, é importante saber qual o melhor local para ela, já que algumas espécies precisam de sol outras de sombra, algumas de umidade e outras de um solo árido. Escolha uma mudinha e veja qual seu habitat favorito.
2º passo
Local

3º passo
Fazendo o buraco

4º passo
Plantio

5º passo
Vala para água

6º passo
Cuidados

7º passo
Prontinho!

Atividade ''Vamos plantar uma árvore?''desenvolvida e cedida pela Casinha na Árvore
Ilustração: Casinha na ÁrvoreCréditos: Planeta Sustentável: Meu Planetinha Planeta Sustentável: Quanto mais verde melhor Uol Crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário