1 - A palavra primavera vem do latim primo vere, que significa no começo do verão. O nome da estação foi dado na época do Império Romano.
2 - Nesta estação, o período com luz do Sol pode durar mais de 12 horas. Como recebem luz solar por mais tempo, as plantas acumulam a energia necessária para abrir suas flores.
3 - As flores não são apenas enfeite. Na primavera, elas são responsáveis pela reprodução de um grupo de mais de 230 mil espécies de plantas floríferas.
4 - Grãos de pólen (com células masculinas) grudam no corpo de borboletas, abelhas e pássaros quando eles se alimentam do néctar da flor. Aí eles levam o pólen para outra flor da mesma espécie e, assim, ela gera frutos com a semente de uma nova planta.
5 - Na primavera, muitos bichos procuram parceiros para namorar. É que, nessa época, há mais alimento para a fêmea, que vai gerar filhotes, e para os bebês.
6 - As diferentes estações existem porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao Sol. Na primavera, assim como no outono, os dois hemisférios do planeta (norte e sul) recebem os raios solares quase com a mesma intensidade.
7 - A maior flor do mundo é a raflésia, com mais de 1 metro de diâmetro e até 7 quilos! Ela se agarra a raízes e caules de outras espécies para sugar nutrientes e água e só vive na ilha de Sumatra, na Indonésia.
8 - A vitória-régia é a flor símbolo da floresta Amazônica. Tem folhas gigantes, presas ao fundo dos rios por raízes grossas. Suas flores perfumadas podem ter até 30 centímetros e se abrem no fim das tardes de primavera e verão.
9 - Na China, as estações estão ligadas a elementos da natureza. A primavera, por exemplo, tem ligação com a madeira.
10 - A temperatura da Terra está aumentando e isso provoca confusão nas estações do ano. O inverno está mais curto e a primavera começando mais cedo. Aí, as flores aparecem antes do tempo, o que bagunça os ciclos da natureza.
Créditos: Recreio - Curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário