BUSCAR

quarta-feira, 14 de março de 2012

Direto das nuvens

Neve, chuva, granizo... Entenda como eles caem do céu


A chuva é um fenômeno da natureza que se forma com a evaporação da água de rios, mares, lagos e até florestas. Quando isso acontece, o vapor de água sobe para a atmosfera, resfria, condensa* e vira gotículas de água, surgindo as nuvens. Se muitas gotículas de água se juntam, elas ficam pesadas e caem como chuva, granizo ou neve.



  • Condensação é quando a água em estado gasoso (vapor) se transforma em líquido.
Oh, raios!

Quando está bem quente e muita água evapora, as nuvens ficam carregadas de vapor d’água, gotículas de água e gelo. Aí, pode acontecer uma tempestade. Durante um temporal, há ventos fortes, trovadas e relâmpagos.

nuvens-raioo 
Tempestade de relâmpagos ilumina o céu de Las Vegas, nos Estados Unidos, em 2010
Pedras geladas

Nas nuvens frias, que são aquelas que estão abaixo de zero grau, as gotículas de água em seu interior podem se congelar, formando cristais de gelo. Esses cristais começam a cair e pegam gotículas de água, e assim se não derreterem ao cair das nuvens, eles caem em forma de chuva de granizo. A pedra de gelo tem de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro e pesando 750 gramas (quase uma bola de tênis).

nuvens-chuva-de-granizo 
Chuva de granizo cai sobre a Cidade do Kansas, nos Estados Unidos, em maio de 2010

Cristais brancos 

Nestas mesmas nuvens frias os cristais de gelo podem cair dentro das nuvens e coletar outros cristais de gelo. Se não derreterem ao chegar ao solo, formam-se assim a neve. Ela pode ser úmida ou seca. A úmida é feita de grandes flocos e se forma quando a temperatura está quase zero. É aquela que dá para fazer bonecos e bolas de neve. Já a seca é poeirenta e se forma quando a temperatura fica bem abaixo de zero.

nuvens-neve 
Menino brinca na neve na cidade Cheshire, no Reino Unido, em janeiro de 2010

Que poluição! 

Nos grandes centros urbanos, como São Paulo, onde a poluição do ar é muito alta, pode acontecer um tipo de chuva bem diferente. O vapor ao condensar e formar as nuvens se juntam na atmosfera a partículas dos produtos poluentes que estão no ar. Então, as gotículas de água também ficam poluídas e caem sob a forma de chuva ácida. Ela traz danos à agricultura, às árvores e até mesmo aos monumentos históricos.

nuvens-poluicao 
A cidade de Nova York em um dia de nuvens poluídas e ar com cheiro de gás, em janeiro de 2007

Chuvisco

Se o tempo não estiver muito quente nem muito frio, a quantidade de vapor d’água disponível fica bem menor. Ao se condensar, ele forma nuvens baixas com pouca chance de chuva forte. As gotículas não crescem muito e caem das nuvens bem fininhas. É o que chamamos de garoa.

nuvens-garoa 
Chuvinha fina cai em Londres, na Inglaterra, no dia 3 de janeiro de 2012

Consultoria: Enrique Vieira Mattos, Físico e Mestre e Doutorando em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, Cachoeira Paulista, SP
Créditos: Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redes Sociais

SIGA - NOS NO:

Arquivo do blog