BUSCAR

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29 de fevereiro, uma data bem maluca

Saiba mais sobre esse dia que só acontece de quatro em quatro anos
ano-bissexto

Ei, você, leitor da Revista Kids. Você faz aniversário hoje? Ou conhece alguém que faz? Pois saiba: os nascidos no dia 29 de fevereiro são pessoas especiais.


Isso tudo porque nasceram num dia muito maluco. Ele é único: só existe no calendário de quatro em quatro anos. Depois de hoje, quarta-feira, só haverá 29 de fevereiro de novo em 2016!


Esses são os chamados anos bissextos, com 366 dias. É um dia a mais que o normal, 365. Aí quem nasce neles tem que se virar - canta parabéns um dia antes ou depois, faz aniversário dois dias seguidos, escolhe outra data e por aí vai.


Mas por que um dia a mais?
Esses anos com um dia inteirinho de brinde são resultado do giro que a Terra dá em torno do Sol – o movimento de translação. Cada volta completa demora exatamente 365 dias e seis horas para terminar.


Só que, durante muito tempo, o nosso calendário arredondou tudo e deixou as seis horas de lado. E isso deu muita confusão, atrapalhando feriados e estações do ano.


Aí, em 45 a. C, o Imperador romano Júlio César tentou organizar tudo, incluindo um dia a mais no calendário de três em três anos. Mas a conta ainda não fechava.


Foi só em 1592 que as seis horas começaram a ser somadas a cada quatro anos – dando 24 horas, exatamente um dia extra. Foi o papa Gregório XIII que criou a mudança, e por isso nosso calendário é conhecido como gregoriano.


Você sabia que...
Para corrigir o atraso do calendário, em 1592, o papa Gregório XIII riscou dez dias do ano. Em outubro de 1582, quem dormiu no dia 4 acordou no dia 15.


Créditos: Revista Recreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redes Sociais

SIGA - NOS NO:

Arquivo do blog